Em um país como o Brasil, que já viveu um período de ditadura militar, falar sobre Defesa não é tarefa fácil. Em alguns momentos, é possível perceber certo receio dos jornalistas quando abordados para falar sobre uma empresa do setor de Defesa e Segurança. O país também não registrou conflitos recentes e investimentos no setor de defesa podem ser vistos como desnecessários diante de faltas básicas, como alimentação, saúde e etc. Além disso, a agência notou que as redações mais enxutas colocam os jornalistas sob grande pressão e na cobertura de assuntos de diferentes áreas, nem sempre correlacionadas. As vezes, os profissionais precisam abordar temas muito específicos sobre os quais não têm conhecimento técnico. Foi com o objetivo de auxiliá-los e oferecer elementos para a transmissão da notícia com maior propriedade e segurança que surgiu o Curso de Defesa para jornalistas. O compartilhamento de informações de qualidade e confiáveis tinha como intuito potencializar o poder da imprensa analítica, ao mesmo tempo em que estreitou o relacionamento dos jornalistas com a empresa cliente (Saab) e com a agência.