Trata-se da estratégia utilizada pela UGPE para garantir a participação popular na Consulta Pública do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins. O programa vai urbanizar uma área de risco de alagação no município, com serviços essenciais de água, esgoto, drenagem, reflorestamento de áreas degradadas, construção de parques, equipamentos públicos, unidades habitacionais e reassentar 832 famílias. A estratégia de comunicação para garantir a participação popular na consulta pública envolveu a criação de um site próprio e uma intensa campanha – envio de releases para a imprensa, entrevistas a rádios, coletivas, produção de material gráfico (flyers, convites, outdoor), spot de rádio, carro de som e grupos de WhatsApp. Foram 421 inserções (mídia espontânea), entre matérias e notas sobre o assunto. Foram realizadas audiência na Câmara Municipal, visitas institucionais, reuniões com a comunidade acadêmica e a criação do Grupo de Apoio Local, formado por lideranças que disseminam informações na comunidade. A consulta contou com mais de 400 pessoas presentes e cerca de 6.500 visualizações pelas redes sociais, resultando em contribuições importantes ao programa.